| Amamentação
e Dietas Para Emagrecer
A influência das dietas
maternas na amamentação e o peso de seus filhos ainda
não foi adequadamente estudada. De acordo com este estudo,
dietas moderadamente restritas em calorias somadas a atividade física
não influenciam no peso do lactente.
O
aumento do peso durante a gravidez pode contribuir para a obesidade.
A amamentação promove a perda de peso, mas o emagrecimento
é muito variável. Por outro lado, o risco de uma dieta
restritiva de calorias durante a amamentação não
foi avaliado adequadamente.
Para
avaliar o efeito da dieta das mães no crescimento dos lactantes,
na Carolina do Norte, foram estudadas 40 mulheres que tinham sobrepeso
na quarta semana pós parto. Em outro grupo, as mulheres receberam
nutrição restritiva de calorias e fizeram 45 minutos
de exercícios diários, 4 vezes por semana.
Estas
mulheres apresentaram um peso menor (cerca de 4,8 quilos) que as
do grupo de referência. O ganho de peso e o crescimento das
crianças cujas mães fizeram dieta e exercícios
não foi significativamente diferente do grupo de referência.
Segundo
este estudo, a perda de peso de aproximadamente 500 gramas por semana,
entre a quarta e décima quarta semana pós parto, não
afeta o crescimento das crianças.
Fonte:
Departamento de Nutrição, Universidade da Carolina
do Norte
Greensborough
New England Journal of Medicine. Fevereiro 17, 2000. Vol 342, Nro
7
|